“Tumbao” é uma empresa fundada em 2001 com o objetivo de divulgar, em Portugal e nos países lusófonos, o catálogo da editora Lusafrica, sediada em França.
A partir de 2002, passou a atuar em diversas áreas de apoio às edições da referida editora e aos artistas do seu catálogo, abrangendo os domínios da promoção, agenciamento e distribuição.
Com a missão de oferecer um serviço mais direto e de qualidade ao mercado português e lusófono, a Tumbao passou a representar artistas do catálogo como Cesaria Evora, Ildo Lobo, Bonga, Lura, Tcheka, Elida Almeida, Lucibela, e os grupos cubanos Septeto Habanero, Orquestra Aragon, Polo Montanez entre outros nomes do universo Lusafrica.
Em 2006, produziu o concerto da tournée “Carnaval Tour” do grupo antilhano Kassav, responsável por popularizar internacionalmente o ritmo contagiante do zouk, originário das Antilhas.
Em 2007, foi responsável pela produção do concerto de Cesaria Evora na cerimónia de abertura da 2.ª Cimeira Europa-África, realizada no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa.
Em 2010, promoveu o concerto “Encontro das Vozes”, reunindo Cesaria Evora e Bonga no Coliseu dos Recreios, este que viria a ser o ultimo concerto da artista Cesaria Evora em Portugal.
No ano seguinte, em 2011, produziu a 4.ª edição do Festival Rotas & Rituais, para a EGEAC, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Tendo como tema o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, proclamado pela ONU, o festival celebrou as diversas expressões culturais dos países africanos de língua oficial portuguesa, em diálogo com Portugal. A programação musical incluiu Tcheka, Mário Laginha, Nancy Vieira, Camané, Mirri Lobo, Rui Veloso, Waldemar Bastos e Mingo Rangel.
Em 2012, a Tumbao, produziu no Coliseu dos Recreios, o primeiro concerto de homenagem a Cesaria Evora em Portugal, com a participação de artistas como Bonga, Celeste Rodrigues, Lura, Maria Alice, Nancy Vieira, Sara Tavares, Teófilo Chantre e Tito Paris.
Em junho de 2014, produziu os concertos da cantora Lura no CCB (dia 12) e na Casa da Música (dia 14). Em outubro do mesmo ano, organizou mais uma Homenagem a Cesaria Evora no Centro Cultural Olga Cadaval.
Em 2015, assinalando os 40 anos da independência dos Países Africanos de Língua Portuguesa, com o mote “Lebanta Braço, Grita Bo Liberdade”, trouxe ao Cinema São Jorge o mítico grupo cabo-verdiano Os Tubarões e o grupo moçambicano Ghorwane.
Continua a desenvolver a sua atividade direcionada para um público exigente e fiel à paixão pela música orgânica.